Colágeno: sempre!

Todas nós sabemos que a força da gravidade é uma inimiga implácável, não é? Mas saibam que existe um "mocinho" chamado colágeno, que pode nos dar um a forcinha quando se trata de amenizar a visita tão cruel do tempo!
O colágeno faz parte de 30% das proteínas do nosso corpo e 6% do peso total. Mas com o passar dos anos a quantidade diminui e a elasticidade da pele fica e muito comprometida (ui,ui,ui!!!), e é aí que aparecem as rugas e a tão temida e incômoda flacidez. Ele também é essencial para as cartilagens, ossos, tendões, unhas, crescimento e reposição dos fios de cabelo, e claro, a pele (que é o maior órgão do corpo humano). Ele também aumenta a tonicidade dos músculos e auxilia no funcionamento do sistema linfático, tá bom pra você? Ah, ele também é indicado para melhorar o processo de cicatrização e em regimes de emagrecimento.
O colágeno tem a função de manter as células unidas, é como se ele fosse uma "cola" que une as células, e na falta dele, surgem rugas e estrias. E se você é fumante, cuidado: o cigarro é um destruidor de colágeno de primeira linha!
Nas mulheres, a partir dos 25 anos, a sua deficiência começa a ser notada, portanto é imprescindível repor esse nutriente. Já nos homens, a diminuição começa a partir dos 25 anos (até nisso eles tem sorte...rs...).
Alguns alimentos no mercado já estão sendo enriquecidos com o colágeno hidrolisado, ele também é encontrado em pequenas quantidades no leite, na carne e nas gelatinas.
O consumo diário que nosso corpo necessita é de dez gramas. Existem  no mercado, os suplementos de colágeno hidrolisado em forma de pó ou cápsulas ( gosto da marca DNA), e quando associado à vitamina C, a sua síntese pode ser acelerada e potencializada. Ele também está presente na composição de muitos cremes corporais e faciais.
É isso aí meninas! Vamos prevenir a ação do tempo com o nosso colágeno de cada dia!
Beijo, beijo!

1 comentários: