Sur-pre-sa!

Oiiiiiiii!

Vocês gostam de surpresas? Gente, eu detesto! E surpresa em certos casos pode significar uma cilada, não é? Detesto festa surpresa, presente surpresa, fotos surpresas, visitas surpresas... Rsrsrs... Acho que o melhor de uma festa é esperar por ela, pensar na roupa, sapato, cabelo, maquiagem... E de repente a festa pode acabar nem sendo tão boa... Mas pelo menos já fiquei feliz antes! Presente surpresa é outra coisa complicada, e se eu não gostar? E se o presente for um bichinho de pelúcia ou uma caixinha de música? Como vou fingir? Sou péssima em fingir...Rsrs... E quanto às visitas inesperadas? Também acho bem chato, quero saber quem vai me visitar antes, não quero que chegue em uma hora errada, preciso pensar no que vou servir, me preparar, dar uma ajeitada na casa... Quero estar disposta... E quanto às fotos que te pegam de cara lavada e descabelada? Melhor nem comentar... Rsrs... Para mim a previsibilidade é um oásis (como diz Martha Medeiros na crônica Sur-pre-sa!). Planejar algo é uma coisa que me agrada profundamente. Quero apenas surpreender a mim mesma!





                                                           SUR-PRE-SA!




Final de tarde, mormaço, trânsito. Você está literalmente em frangalhos. Trabalhou 10 horas direto, resolveu um monte de pepinos e tudo o que deseja é chegar em casa, tomar um banho, botar uma camiseta limpa e atirar-se na cama com a última Caras. Bendita alienação. Falta pouco agora, você já está com a chave na porta. Entrou. Acendeu a luz.
Sur-pre-sa!!!
Balões caem sobre a sua cabeça. Faixas estão penduradas com durex nas paredes recém-pintadas. Alguém descobriu que você gosta de Claudinho e Buchecha e todos cantam "Sabe, tiu-iu-iu-iu, eu tô louco pra te ver, oh yes". Adeus banho, adeus cama, adeus Caras. Lembraram do seu aniversário. Esqueça que é uma pobre mulher cansada: você agora é uma anfitriã. Surpresa é um acontecimento imprevisto. Você tem 16 anos, transa pela primeira vez com o primeiro namorado e nove meses depois, sur-pre-sa!! Você diz no telefone para sua tia-avó que ela pode aparecer quando quiser, e domingo de manhã, sur-pre-sa!! Seu irmão diz que está apaixonado e saca uma foto da carteira: sur-pre-sa!! Sua futura cunhada usa barba e se chama Diogo.
Surpresa é um susto. Uma taquicardia. Uma cilada. Diz o Aurélio Buarque de Holanda que não, que é apenas um prazer inesperado. Sei: aumento espontâneo de salário, Brad Pitt mudando-se para o seu prédio, um caça-talentos descobrindo você na rua e lhe transformando na mais nova sensação das passarelas de Milão. Acorda! Surpresa é uma mulher da sua idade acreditar em abracadabra.
Gosto, isso sim, de prazeres esperados, conquistados, desejados. O grande barato está em surpreender-se a si mesmo, conseguindo aquilo que tanto se batalhou para ter, seja um estado de espírito ou um apartamento novo. Coisas que caem do céu, mesmo boas, às vezes podem chegar num momento errado, podem não ser curtidas como deveriam por estar fora de lugar, fora de época: talvez você esteja ocupada demais com outras coisas para dar à surpresa o seu devido valor. Planejar a vida, ao contrário do que muitos pensam, não é uma forma de evitar emoção. É uma forma de deixar a porta aberta para que ela não precise arrombar você.
A previsibilidade é um oásis. Se um dinheiro surge de repente na minha conta, acho uma incomodação. Quero antes um extrato, um recibo de depósito, gosto de saber a origem de tudo. Se alguém quer me dar um anel de brilhantes, que não esconda embaixo do meu travesseiro ou dentro do pastel que estou comendo: coloque logo no meu dedo e diga que me ama, está ótimo assim. Se alguém quer me visitar, telefone marcando. Se quer me comprar uma saia, descubra antes em que estado estão minhas pernas. Estudem-me. Surpreendam-me acertando.

Crônica extraída do livro Trem-Bala, de Martha Medeiros.


Rsrsrs... Beijo,beijo!




10 comentários:

  1. Vou te confessar uma coisa, eu gosto de surpresas, mas essas daí já são de mais, rsrs.

    Beijos, Isadora
    www.georgea.tk

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk.... amei!

    bj!

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. TAMBÉM NÃO GOSTO DE CERTAS SURPRESAS,ACHO RUIM RECEBER VISITAS INESPERADAS RSRS....

    BJS,

    MICHELLE

    ResponderExcluir
  4. sogra chegando de surpresa...tô fora kkkkkkk..
    bjs,


    Camila

    ResponderExcluir
  5. ATÉ GOSTO DE SURPRESA,MAS NO CASO DE FESTA TAMBÉM GOSTO DE ESPRERAR POR ELA,E AS VEZES ESPRERAR É MELHOR DO Q A FESTA Q MUITAS VEZES É PÉSSIMA!

    AMEI O POST!!!


    LETÍCIA

    ResponderExcluir
  6. Beijos: Rosana, Michelle, Camila e Letícia!!!


    Mirian

    ResponderExcluir
  7. hahahahahaa....adorei esse post,surpresas as vezes detonam a nossa vida hahahaha...


    bjs


    Gabi

    ResponderExcluir
  8. tem surpresa q dispenso rsrs....


    Juliana

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkk....amei as piadinhas! mas até q gosto de surpresa!


    Juliana

    ResponderExcluir