Você é assertivo?

Oiê!

Ser "assertivo" (se escreve com "ss" mesmo), palavra derivada do latim assertivu, de asserção. Significa ser transparente, exprimir opiniões de maneira clara e objetiva, falar o que pensa com naturalidade sem ser ríspido, áspero ou desagradável e colocar-se aberto para críticas. Portanto,ser assertivo compreende aceitar a si mesmo, reconhecer seus limites e potenciais, e dispor-se a enfrentar o medo da rejeição.
Mas não confunda assertividade com agressividade! "Se o que você tem a dizer é desagradável, escolha o momento ideal para não gerar conflitos desnecessários".
Se sua família e seus amigos consideram você uma pessoa boazinha, sempre disposta a ajudar, mas na sua autoavaliação, você se comporta assim por ter medo de perder o "carinho" de todos, alto lá!!! Melhor rever seus conceitos sobre si mesmo para conseguir colocar-se em primeiro lugar, e ainda assim conseguir o respeito de todos.Você tem que saber se comunicar, falar o que pensa na hora certa e da maneira correta.
Estabeleça seu espaço sem depender da opinião alheia! Não é simples, mas tudo é questão de treino.
Então, vamos lá pessoal! Vamos vencer nossas próprias resistências, fortalecer a autoconfiança e resolver os conflitos internos (e temos taaaantos!!!) que minam a nossa realização pessoal. Esses são os passos mais importantes para ser feliz!!!
Sabe quem é seu melhor amigo? Você mesmo!
Boa sorte!

E a vida continua...

Beijos!

4 comentários:

  1. não comsigo ser assim,mas preciso tentar. adorei seu texto.parabens!!



    Carla

    ResponderExcluir
  2. na maioria das vezes consigo se assertiva. mas é difícil!


    Ângela

    ResponderExcluir