Pretinho fantástico: o chocolate!

Olá, galera!

Sou chocólatra assumida, basta eu ficar dois dias sem comer chocolate e já começo a subir pelas paredes...Rsrs... Falando sério, muitas pessoas evitam comer chocolate achando que ele não passa de um alimento calórico e engordativo. Ledo engano, ele encontra grande respaldo por parte dos nutricionistas. Por isso, está mais do que na hora de tirarmos nosso "pretinho delicioso" do banco dos réus! Ele tem muitas qualidades, e o consumo moderado do chocolate  pode oferecer inúmeros benefícios:
1) No quesito beleza, ele é um excelente aliado, está presente na composição de máscaras para os cabelos e inúmeros cosméticos para a pele, por causa do seu alto poder hidratante e por combater os radicais livres.
2) Ingerir chocolate pode aliviar as dores. Segundo estudos, o prazer proporcionado ao saborear um  chocolate pode atuar como um analgésico natural.
3) O chocolate amargo pode diminuir os danos cerebrais após um acidente vascular. Os cientistas descobriram que ele possui um composto, chamado epicatequina, que protege as células nervosas.
4) Os cientistas também descobriram que leite com chocolate é a melhor bebida para se consumir após as atividades físicas, pois essa mistura oferece carboidratos e proteínas.
5) O "fofo" também reduz a incidência de ataques cardíacos por ser rico em antioxidantes, que nos protegem do envelhecimento causado pelos radicais livres.
6) Se o chocolate for consumido durante a gravidez, pode  prevenir a pré-eclâmpsia. O composto teobromina, encontrado nas versões amarga e meio amarga seria o responsável pelo benefício.
7) O chocolate amargo (que é mais rico em cacau) também é indicado nos casos de hipertensão, pois melhora o fluxo arterial, impedindo assim, a obstrução dos vasos sanguíneos.
8) Ele também ajuda a diminuir os níveis do LDL (colesterol ruim).
9) A sensação de bem estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, que causam a sensação de bem estar, relaxamento e alegria.
10) Alguns pesquisadores divulgaram que o chocolate pode combater o câncer de intestino. Porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, com propriedades antioxidantes, podem proteger as células da região das degenerações do tumor.
Tá bom pra vocês?


A quantidade diária de chocolate recomendada pelos médicos é de trinta gramas. Desta forma você irá obter benefícios sem comprometer a dieta. E se consumido nas versões amarga e meio amarga os "lucros" serão maiores. Vale lembrar que o chocolate branco não oferece nenhum dos benefícios acima, e tem mais calorias!
 Huuuuuuummmmmmm... A foto acima me deu uma boa idéia: vou atrás do meu pretinho!

Beijo, pessoal!

6 comentários:

  1. bem q eu já desconfiava q ele ele nao era apenas delicioso!

    Amália

    ResponderExcluir
  2. Mi, amo ser sua amiga e amoooo esse blog!
    Saudade!!!

    bj,bj,bjooooo!


    Célia

    ResponderExcluir
  3. AI QUE DELÍCIA!!! AMOOOO CHOCOLATE E SABENDO QUE NOS FAZ BEM COMEREI SEM CULPA!!!
    VALEU!



    ADRIANA

    ResponderExcluir
  4. Adoro chocolate de tudo quanto é jeito! Mesmo que seja recomendada só 30 gramas... Os meus preferidos são chocolates amargos, achei interessante saber que ele melhora o fluxo arterial. :-)

    Beijos, Isadora
    www.georgeacome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. sou totalmente maluca por chocolate e agora sabendo das qualidades vou comer mais ainda!

    Mirela

    ResponderExcluir
  6. Adoro chocolate,de todos os tipos, mas o chocolate branco é simplesmente demais... muito bom!

    ResponderExcluir