Varizes? Nunca!

Olá, amigas!


 As varizes, nossas inimigas mortais, podem ter vários fatores desencadeantes: hereditariedade, sobrepeso, sedentarismo, má circulação e muitos outros. Elas são mais comuns em pessoas idosas e obesas e no sexo feminino (ai que raiva!!!!). Varizes são aquelas terríveis veias dilatadas e deformadas (ui,ui,ui!!!) que surgem nas pernas. Quando funcionam bem, as válvulas dos membros inferiores permitem que o sangue que chega aos pés retorne ao coração com eficiência, o problema é quando essas válvulas perdem a força, fazendo o sangue "empacar" no meio do caminho. Estando o sangue parado nas veias, formam-se as indesejáveis varizes (Jesus apaga a luz!!!). Elas existem em 6 graus diferentes: o primeiro grau são os pequenos vasinhos, já o último, são aquelas grandes feridas nomeadas de úlcera varicosa aberta.
Os primeiros sintomas são: sensação de peso nas pernas, queimação, formigamento, edema persistente nos pés e tornozelos, câimbras, coceira na região e alterações na sensibilidade da pele (fiquem de olho, meninas!!!!). Esses desconfortos são ainda mais intensos durante o dia e em temperaturas mais elevadas. Manchas escuras e lesões descamativas são indício de um caso mais grave! A preocupação dos médicos é que as varizes podem se romper formando hemorragias, ulceras varicosas e a terrível trombose. Por isso, procurar um especialista logo nos primeiros sintomas, é imprescindível! O medico fará o diagnóstico através de inspeção e apalpação da área afetada, ou ainda um exame laboratorial (Doppler) não invasivo. A maior causa de varizes continua sendo a hereditariedade, mas evitar ficar muito tempo em pé ou sentada, evitar ganhar muito peso, fazer exercícios físicos regularmente e meias elásticas e firmadoras podem retardar ou mesmo eliminar a chegada das varizes. O uso de anticoncepcionais, a gravidez, o uso de calças muito justas e saltos acima de 5 cm também podem contribuir para o aparecimento das "fofas"!
O tratamento mais comum é o uso de medicamentos e compressão elástica. Podem ser aplicadas injeções diretamente nas veias ou laser nos vasinhos como complemento do tratamento. A cirurgia é indicada em caso mais avançados, é um procedimento bastante duradouro e melhora muito a parte estética. Esta doença, por ser progressiva, pede a procura de um cirurgião vascular logo que surgem os primeiros sintomas!
Ok, meninas? Então, fiquem espertas e não percam tempo se perceberem algum sintoma!



Beeeeeijo!

7 comentários:

  1. Nuuuuunca mesmo kkkkkkkkkkkk....minha mãe tem e morro de medo de ficar igual,sempre me cuido!


    bj


    Carol

    ResponderExcluir
  2. é sempre bom saber os sintomas!

    valeu!!


    Marisa

    ResponderExcluir
  3. sequei meus vasinhos e ficou ótimo,antes tinha vergonha de mostrar as pernas,foi um alívio me livrar deles,e nao senti nem dor.eles apareceram depois da gravidez porque engordei demais.

    bj,


    Rafaela

    ResponderExcluir
  4. nunca entendi mto bem sobre varizes,valeu a aula!!

    bjuss!

    Tati

    ResponderExcluir