Luzes do entardecer

Oi, galera!

Nossos pais, tios, avós e amigos de nossos pais, que nos viram crescer e se fizeram presentes nos momentos mais importantes de nossas vidas, merecem todo o nosso respeito, admiração, amor e consideração! Temos visto nos dias de hoje, infelizmente, tamanho descaso para com os idosos... E isso me corta por dentro... Como é possível que algumas pessoas tenham a coragem de ignorá-los ou maltratá-los? Pura covardia!!! Envelhecer é algo inerente ao ser humano... Então, vamos exercitar a gratidão e gentileza para com os idosos, porque um dia, inevitavelmente, a velhice nos alcançará... Os idosos são ricos da experiência que ainda não temos,  podem iluminar o nosso caminho e nos brindar com sua sabedoria...

Beijo!





                                      LUZES DO ENTARDECER
Conserva contigo os companheiros idosos, com a alegria de quem recebeu da vida o honroso encargo de reter, junto ao coração, as luzes do próprio grupo familiar.
Pensa naqueles que te preservaram, quando jovens, a existência frágil, nos panos do berço. Naqueles que atravessaram noites em claro, simplesmente para te velar o sono febril.
Reflete nos que te equilibraram os primeiros passos, enquanto tentavas andar sozinho.
Todas as vezes que caíste, eles te ergueram, sem reclamar de dores nas costas, por terem que se agachar quase até o chão, porque eras tão pequenino...
Recorda os que te afagaram os sonhos da meninice, que sorriram com as tuas primeiras conquistas, que sempre estiveram presentes nas festas de aniversário, nos encerramentos escolares, nas peças de teatro em que figuravas.
Quando chegavas em casa tristonho, insatisfeito com o resultado da disputa do jogo de futebol entre colegas, sempre tiveram uma palavra de consolo e um colo amigo.
Já que eles atravessaram o caminho de muitos janeiros, pensa no heroísmo silencioso com que te ensinaram a valorizar os tesouros do tempo.
Medita nas dificuldades que terão vencido para serem quem são. Também foram adolescentes, jovens. Tiveram sonhos...
Pensa no suor que lhes alterou as linhas da face. Suor das tantas tarefas profissionais e no lar. Tantas tarefas para que não te faltasse o teto, o pão, o abrigo e o carinho.
Pensa nas lágrimas que lhes alvejaram os cabelos. Muitas delas ocasionadas por tua rebeldia de criança que teimava em não amadurecer.
Quando, hoje, porventura, te mostrem azedume ou desencanto, escuta-lhes a palavra com bondade e paciência.
Não estarão te ferindo. Provavelmente estão murmurando contra dolorosas recordações de ofensas recebidas, que trancam no peito, a fim de não complicarem os dias dos seres que lhes são tão especialmente queridos.
Ama e respeita os companheiros idosos! Eles são as vigas que te escoram o teto da experiência para seres o que és.
Auxilia os idosos, quanto puderes, porquanto é possível que, no dia-a-dia da existência humana, venhas igualmente a conhecer o brilho e a sombra que assinalam no mundo, a hora do entardecer.

                                                   Mensagem psicografada po Francisco Cândido xavier


3 comentários:

  1. que lindo,os idosos estão sendo muito desrespeitados!!as pessoas nao tem mais paciencia com eles,isso é mto triste.

    bj,


    Marilda

    ResponderExcluir
  2. temos que respeitar e amar os idosos porque um dia seremos um deles!

    bj,



    Rosana

    ResponderExcluir