O que é mesmo Natal?

Olá!

É, pessoal, parece que o significado do natal se "diluiu" em meio a esse consumismo desmedido... Devemos comemorar o natal, trocar presentes, mas em hipótese alguma esquecer o verdadeiro aniversariante: Jesus! Este aniversariante "VIP" precisa mais do que nunca estar presente em todos os lares e fora deles também... E não apenas no dia 25 de dezembro, mas em todos os instantes de nossa vida! Vamos presenteá-lo com muito amor e respeito a nosso próximo! Lembram do que ele disse? "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei."







Quando vou a shoppings, em épocas de natal ou datas comemorativas, me surpreendo... Pessoas vêm e vão  na ânsia de comprar.
Confesso que me sinto um tanto envergonhada por fazer parte deste tumulto e penso que talvez achemos que é mais importante ter do que ser. 
Fui ao shopping em um “desses dias" e me assustei com o número de pessoas que transitavam. Questiono-me frequentemente se compramos aquilo que realmente precisamos:O INVISÍVEL. Compramos sapatos que não nos ensinam a caminhar na vida, roupas que não nos vestem de amor, de humildade, alimentos que não preenchem o vazio dentro de nós, maquiagens que já não disfarçam nossas atitudes ou a falta delas, compramos jóias e não sabemos o valor do amor. 
Pessoas passavam apressadas, precisavam comprar... Sem saber que o que precisamos adquirir não está à venda: RESPEITO, AMOR AO PRÓXIMO, EMPATIA, AMIZADE SINCERA. 
Nas portas das lojas cartazes anunciavam: “NÃO PERCAM A LIQUIDAÇÃO DE NATAL". E a vida anunciava: "NÃO PERCAM TEMPO, PRATIQUEM O AMOR, O ALTRUÍSMO, A GENEROSIDADE, O SORRISO..." 
Quando entenderemos que o que nos falta é união? Caminho mais um pouco e vejo os olhos de uma criança brilharem ao admirar um brinquedo através da vitrine e me dou conta que começamos desde pequenos a comprar nossa consciência... Como forma de dizer: - Fique quietinha, dormindo, não acorde para a verdade, para a realidade...
Sinto-me  só no meio da multidão, são vinte e duas horas, as lojas vão fechar para no outro dia começar tudo de novo e alimentar nossas carências e defeitos com coisas materiais, tentar nos fazer acreditar que está tudo bem, tudo perfeito: todos em união, que aqui não existe a fome, a miséria, a desigualdade social, a falta de respeito entre as pessoas, a desonestidade e o descaso do nosso governo, a falta de amor ao próximo, a impunidade...  Vou embora envergonhada, me perguntando se não estou ali compactuando com esta psicose coletiva...  E com a certeza de que precisamos urgentemente comprar o que não se vende, o que não se vê... 





    Um feliz natal a todos!

2 comentários:

  1. Concordo com tudo , e digo mais, não gosto da época de Natal, justamente por ver tanta gente falsa se abraçando.
    Seu post ja tá lá no turbonauta.

    ResponderExcluir