Palmas pra mim!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Sempre fui ótima aluna em matemática. Havia uma professora que corrigia primeiro a minha prova para pegar os resultados e corrigir a dos outros alunos. Ela me enchia de elogios, e eu, é claro, me achava... Rs... A autoestima ficava lá em cima, o ego inflado...
Quem dera o ser humano fosse previsível como uma equação matemática. Somos cheios de dúvidas, inseguranças... Por isso, hoje resolvi escrever sobre a dependência de elogios!
Todo mundo gosta de um confete, uma palavra de reconhecimento, não é? Só que o "bicho pega" quando não acreditamos que merecemos os elogios e precisamos que eles sejam repetidos o tempo todo. E eles acabam funcionado como uma droga em nossa vida. E isso acontece quando perdemos a autoconfiança, quando temos dúvidas sobre nós mesmos e sobre a nossa capacidade. Então, acabamos usando o outro como um espelho, e quando o "espelho" pára de nos colocar pra cima, perdemos a identidade e saímos do eixo! E a consequência é um sentimento de revolta, tristeza, ansiedade e rejeição. E daí vem o rótulo de pessoa mimada ou arrogante.
Infelizmente, esse comportamento é mais comum do que imaginamos e existem muitas pessoas que dependem o tempo todo da aprovação do outro, viram "caçadoras de aplausos" e se desdobram em "colecionar" amostras da admiração alheia. E esse comportamento, nada mais é do que uma forma de camuflar as próprias fraquezas. O que acaba sendo muito nocivo ao crescimento pessoal e profissional, e muitas pessoas deixam de ousar, por medo de correr o risco de errar e receber uma crítica.
Desde crianças, somos motivados a cativar a aprovação do outro: na escola, nos esportes, dentro de casa ( e os pequenos acreditam ser aquilo que os pais dizem), na fase de formação da personalidade, nos relacionamentos amorosos e por aí afora. É o tal "espelho" dando o ar da graça!
Mas quando crescemos e adquirimos nossos próprios valores, o mais saudável é que deixemos de depender desse empurrãozinho alheio e caminhemos sozinhos.
Para nos livrarmos dessa "dependência", o primeiro passo é admití-la, o que é um grande desafio. Temos que analisar as nossas atitudes e agir para nos libertarmos, e deixarmos de ser presas dessa "droga"!

Então pessoal, vamos deixar de depender do nossos "espelhos" e confiar mais no nosso taco!!!

Boa semana!


8 comentários:

  1. adorei o texto! somos na maioria das vezes inseguros, precisamos mudar nossa postura.

    bj

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Mais um texto incrível! Parabéns!

    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Mi, nota mil para o texto! Lembra que eu colava de vc em todas as provas de matemática? Kkkkkkkk... Ai que saudades daqueles tempos!

    Bj

    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro... Rs... Morro de saudades também!!! Que tempinho bom!

      Bj Mari!

      Mirian

      Excluir
  4. Palmas pra você! Que escreve muito bem!

    André

    ResponderExcluir